quinta-feira, 24 de junho de 2010

Arte de Guerra

Classe de unidades:
No Ikariam distinguem-se várias classes de unidades. O tipo de classe da unidade descreve as funções dos seus membros no campo de batalha.

Infantaria pesada
A infantaria pesada representa a coluna vertebral de todo o exercito. Na luta corpo-a-corpo ataca as unidades inimigas a nível dos olhos ou amortiza os ataques protegendo assim as unidades ou a artilharia que se encontra detrás dela.
Ex: Hoplita

Infantaria ligeira
A infantaria ligeira é composta por lutadores corpo-a-corpo cuja armadura simples lhes permite grande mobilidade. Apoiam a luta nos flancos podendo prestar também apoio à linha de batalha principal quando nesta falte a infantaria pesada.
Ex: Espadachin

Lutadores à distancia
Os lutadores à distancia agrupam-se detrás da linha principal de batalha. Daí apoiam a infantaria e reduzem o numero de inimigos, enquanto estes vão chegando.
Ex:Arqueiros

Artilharia
As unidades de artilharia apontam primeiro conta a muralha da cidade. Uma vez que esta tenha sido destruída, disparam as suas armas contra lutadores corpo-a-corpo inimigos infligindo-lhes grande dano.
Ex: Catapulta

Bombardeiros
Os bombardeiros são unidades aéreas cuja missão consiste em destruir a artilharia inimiga antes que esta seja usada. Uma vez que não reste mais artilharia para
Ex:Balão bombardeiro

Defesa anti-aérea
As unidades anti-aéreas são capazes de interceptar os bombardeiros antes que estes alcancem os seus objectivos, evitando assim que estes inflijam demasiado dano. Se não restarem mais bombardeiros inimigos então está destruída a defesa anti-aérea do inimigo. Outros objectivos não podem ser atacados.
Ex: Giro-cóptero

Bagagem
A Bagagem é formada por diversas unidades que não participam activamente na batalha mas que apoiam o exercito de diversas formas. O tipo de apoio que prestam depende de unidade para unidade.
Ex: Médicos

Murallha
As muralhas ocupam a posição de linha de batalha principal quando se trata de defender a cidade. A força da armadura e das armas, assim como os pontos de vida dependem do nível da muralha . Na maioria dos casos, a armadura só pode ser destruída por unidades de artilharia. Enquanto partes da muralha ainda se encontrem em pé não é possível um ataque à cidade pelos flancos.
A partir do momento em que o atacante destrua um pedaço da muralha, diz-se `abrir brechas`, avançam unidades defensivas para tapar o rombo. Se a muralha for completamente destruída, os flancos podem ser atacados novamente. A muralha será completamente reparada após a batalha terminar.

Danos & Perdas
Toda a unidade que participe duma batalha tem um valor de vida que se mede em pontos. Se uma unidade receber dano este é deduzido dos pontos de vida; chegando a 0 (zero) a unidade é destruída. As unidades dispõe de armadura para ajudar a se proteger.
A armadura é reduzida por dano. Isto significa que quando uma unidade com 3 de armadura é atingido por um ataque de 5 de dano, ela só perde 5-3 = 2 pontos de vida.

Dispersão
Todas as unidade de uma formação atacam à vez. A concentração do dano depende da pontaria da arma. Quanto menor a pontaria de uma arma menos dano é infligido e as unidades são mais afectadas. Uma grande pontaria, por outro lado, causa um maior número de perdas.

Cura
Enquanto uma unidade seja apenas `ferida` e não destruída, ou seja ainda lhe restem pontos de vida, podem outras unidades com poderes curativos ajudar a regenerar os pontos de vida perdidos no fim da ronda.


Moral
O resultado duma batalha não depende apenas da quantidade de tropas ou barcos usados mas também da moral das tropas. Todas as tropas que entram numa batalha, ou que são adicionadas mais tarde, começam com a moral completa. Depois de cada ronda da batalha a moral é calculada aumentando ou diminuindo devido a diversos factores. Se a moral chega a zero o exercito desintegra-se e dispersa. Os seguintes factores influenciam a moral:

Negativo:
Cansaço. Tropas cansadas baixam a moral de cada ronda.
O nosso lado sofreu mais perdas que o inimigo.
Mais tropas e maquinaria de guerra lutam pelo inimigo .
O outro lado é composto por várias nações.
As nossas unidades de artilharia ou de longo-alcance foram atacadas pelos flancos.
A nossa artilharia foi bombardeada.
A nossa linha de batalha principal foi destruída.
Não conseguimos fazer dano suficiente na muralha do inimigo.

Positivo:
O milagre de Ares
Unidades que aumentam a moral. Médicos e cozinheiros.

Ocupações Militares
Para ocupar uma cidade deve reunir os seguintes requisitos:
Precisa investigar a pesquisa "Governador" da área Militar.
O seu palácio deve estar um nível acima ao número de cidades que está a ocupar.
Os membros da sua aliança podem estacionar tropas e barcos nas cidades por si ocupadas. Daí outras acções poderão ser executadas, isto inclui também outras ocupações.
De uma cidade ocupada não podem iniciar-se acções militares com excepção da rebelião contra o ocupante. A construção de tropas e barcos custa ao dono da cidade o dobro do que antes custaria.
Em troca o jogador ocupado recebe 10% dos bens pilhados pelo exército ocupante. A restante pilhagem é transportada para o seu destino e o exército mantém-se na cidade ocupada.

Sugestão: Se no regresso do exercito a cidade já não estiver ocupada este dispersa-se e os bens que transportava ficam na cidade. Se os bens não podem ser transportados devido a um bloqueio do porto, estes também ficam na cidade ocupada e o exército fica estacionado. Assim, é muito importante que o ocupante mantenha o controle da cidade e do porto.
Pode regressar a qualquer momento exércitos e frotas estacionadas numa cidade. Para faze-lo deve seleccionar uma cidade de entre as suas próprias cidades. Se desejar parar a uma ocupação pode fazer-lo no seu palácio.

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